
Projeto de gamificação virtual
.png)
O Projeto de Estágio Interno Complementar atua na pesquisa, desenvolvimento e aplicação de metodologias de gamificação virtual de conteúdos de Biologia e Ciências. A equipe de estagiários trabalha com aplicativos e plataformas emergentes com potencial pedagógico de criar jogos que possam melhorar o ensino e aprendizagem em sala de aula. Em 2022, recebeu o prêmio Darcy Ribeiro de melhor projeto de Graduação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Mais do que criar jogos com conteúdos de ciências e biologia, nos preocupamos que eles sejam também inclusivos e possam ser usados para melhorar o aprendizado, engajamento e motivação de alunos neurodiversos, especialmente aqueles com TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e dislexia. Na sala de aula, o celular é nosso aliado para estimularmos o uso destes jogos virtuais, individual ou coletivamente. No CAp-UERJ, nosso projeto se destacou por produzir jogos virtuais de uso assíncrono, que não dependem do presencial. E no retorno ao presencial, nossos alunos se mostraram mais motivados, engajados e participativos nas aulas, melhorando seu rendimento. Atuamos nas turmas de Ensino Fundamental II ao Ensino Médio, e ainda colaboramos na formação de professores de biologia da UERJ capacitando nossos estagiários que se interessam em desenvolver essas atividades de gamificação virtual.
Sobre a vaga para bolsista:
O bolsista utilizará aplicativos e plataformas para desenvolver materiais gamificados para criar estratégias inovadoras de edutretenimento para o ensino inclusivo de ciências e biologia na Educação Básica, analisando seus impactos na motivação, engajamento e facilitação do ensino-aprendizagem. A bolsa é de Estágio Interno Complementar.
Se você gosta de games, RPG, livros interativos, inclusão e tecnologia, pode se candidatar a estagiárix do projeto.
Vem jogar com a gente!